Produção dos óleos essenciais

Como já sabem os óleos essenciais podem ser extraídos de diversas partes das plantas.

O momento da colheita deve ser o ideal, para a composição que se pretende, pois tanto a estação do ano, como o momento do dia, irão influenciar no seu resultado químico.

Após a sua colheita, passa-se a fase de extração dos óleos essenciais.

A  extração dos óleos essenciais para uso na aromaterapia poderá ser por prensagem e por destilação por arraste com vapor de agua. Estes procedimentos tem lugar imediatamente apos à colheita.

A prensagem, que é o processo de espremer estraindo a essência da casca do frutos. Apos este processo separa-se o sumo do óleo essencial, este metodo é o utilizado para os cítricos e sementes

A destilação por arraste com vapor de agua, é um processo delicado, lento e que requer experiencia. Neste processo o vapor de agua é produzido por uma caldeira que posteriormente irá passar por uma camara, que contem as plantas previamente cortadas em pedaços pequenos, amolecendo-as. En seguida esse vapor passara por um tubo, que se encontra inserido num tambor com água gelada, por forma a que se dê o processo de condensação e desta forma voltar ao estado líquido. Apos este processo, e como a agua e o óleo essencial não se misturam, este ficara ao de cima, o que permite a sua extração.

Depois destes processos os óleos essenciais são filtrados e armazenados em cubas herméticas inalteráveis.

Posteriormente engarrafam-se em frascos de vidro escuro geralmente castanhos ou azuis, por forma a garantir a sua conservação.

Claro que durante todos estes procedimentos, há uma bateria de controles de qualidade que são feitos, mas isso será um assunto pra outro post.

Se estiver interessada/o em saber mais, utilize os contactos disponibilizados na secção de contactos.

Terei todo o gosto em esclarecer/ajudar. 🌸

Deja un comentario