Sistema olfativo

Para se poder sentir uma substância aromática esta devera de ter determinadas características, nomeadamente:

  • Ser volátil – a sua massa molecular é pequena, por forma a que se possa converter em vapor;
  • Ser hidrossolúvel – para que possa solubilizar
  • Ser lipossolúvel – apara a interação com o neurónio olfativo

O processo do mecanismo olfativo, permite-nos ter a precação do aroma, quando as moléculas se desprendem da substância e se volatizam, o que permite que estas sejam inaladas, e se dissolvam na mucosa, sensibilizando os neurónios olfativos.

Isto faz com que a mensagem neurológica seja enviada, através das conceções neurais que transmitira as informações olfativas, ao tálamo, ao hipotálamo, as glândulas pineais e hipófise, ao sistema límbico, a amígdala, ao hipocampo, ao tronco encefálico e ao neocórtex cerebral.

Recapitulando

O sistema límbico é o responsável por a perceção emocional dos odores.

Cerca de 15% do ar que inalamos é direcionado para o teto do nariz, onde se encontram os recetores olfativos. Através da aromaterapia, os OE atuam no nosso olfato em 22 segundos, através de respirações profundas.

Serão absorvidos na corrente sanguínea em cerca de 2 minutos e em 20 minutos as células do nosso corpo já estarão sobre o efeito do OE.

Potentes não?

Esta forma de inalação estimula a memoria, traz benefícios para o sistema endocrínico, para as emoções e para os problemas respiratórios.

Espero que gostem.

Se estiver interessado(a) em saber mais, adquirir algum dos óleos essenciais, ou marcar uma consulta, utilize os contactos disponibilizados na secção de contactos.

Terei todo o gosto em esclarecer/ajudar. 🌸

Beijinhos e abraços para todos

Deja un comentario